O INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS NO NOVO CPC: O COMMON LAW NO DIREITO PROCESSUAL BRASILEIRO

João Luís Nogueira Matias, Luana Pavan, Italo da Justa Porto

Resumo


Reiteradamente, na atividade jurisdicional, evidenciam-se decisões divergentes, mesmo quando se trata de casos análogos, quando não idênticos. Esta realidade afronta inequivocamente os pilares do Direito, assecuratórios da segurança jurídica, da isonomia e, perfunctoriamente, a Justiça no caso concreto. Sob estes aspectos, emergem diversos pareceres de doutos juristas que, claramente influenciados pela doutrina britânica e estadunidense, concebem a necessidade de adoção de precedentes obrigatórios a vincular determinadas questões de direito. Certo é que a incidência dessas correntes doutrinárias advindas do common Law se verifica ainda bastante restrita nos tribunais pátrios, vez que inexiste, no ordenamento jurídico brasileiro, instrumento de vinculação cogente entre a atividade jurisprudencial. Contudo, é de ressalvar a presença das Súmulas Vinculantes, primeiro brado brasileiro concreto acerca de traços do Direito Jurisprudencial. Mais uma vez, apesar da importância deste instituto, observa-se que seus efeitos ainda são limitados, posto que é de consolidação exclusiva pela Suprema Corte Brasileira. O Projeto do Novo Código de Processo Civil permitirá que se supere décadas de existência de casos em que eram proferidas decisões finais divergentes provenientes de casos similares, ao consagrar o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, instrumento de uniformização.

Palavras-chave


Processo Civil. Precedentes. Incidente de Resolução Demandas Repetitivas.

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASTOS, Antônio Adonias. A Potencialidade de gerar relevante multiplicação de processos como requisito do Incidente de Resolução de Causas Repetitivas no Projeto do Novo CPC. In O Projeto do Novo Código de Processo Civil. Org. Fredie Didier Jr., José Henrique Mouta e Rodrigo Klippel. Jus Podivm, 2011.

BUENO, Cássio Scarpinella. As class actions norte-americanas e as ações coletivas brasileiras: pontos para uma reflexão conjunta. Revista de Processo, vol. 82. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1996, páginas 92- 151. Disponível em: http://www.scarpinellabueno.com.br/Textos/Class%20action%20e%20direito%20brasileiro.pdf Acesso em 05 de fevereiro de 2013.

CUNHA, Leonardo José Carneiro da. Anotações sobre o Incidente de Resoluções de demandas repetitivas previsto no Projeto do Novo CPC. In O Projeto do Novo Código de Processo Civil. Org. Fredie Didier Jr., José Henrique Mouta e Rodrigo Klippel. Jus Podivm, 2011.

DIDIER JR., Fredie; BRAGA, Paula Sarno; OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil. Vol. 2. 5 ed. Salvador: Juspodivm, 2010.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Trad. Nelson Boeira. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Pp. 337.

LIMA, Tallita Cunha de. A Imprevisibilidade Das Decisões Judiciais: Violação Aos Princípios Da Segurança Jurídica, Da Igualdade E Da Liberdade. In FACIPLAC JURÍDICA - Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central. Ano nº 5, Nov. 2011.

MARINONI, Luiz Guilherme, Aproximação Crítica Entre as Jurisdições de Civil Law e de Common Law e a Necessidade de Respeito aos Precedentes no Brasil. In Precedentes Obrigatórios. São Paulo, Ed. Revista dos Tribunais, 2012, 2ª. Edição.

______________ NOVO CPC ESQUECE DA EQUIDADE PERANTE AS DECISÕES JUDICIAIS. Disponível em . Acesso em: 04 de Julho de 2013.

OLIVEIRA, Marcelo Henrique Matos. Considerações sobre os direitos transindividuais. Cognitio Juris, João Pessoa, Ano I, Número 2, agosto 2011. Disponível em . Acesso em: 22 de Abril de 2013.

ORTOLAN, Marcelo Augusto Biehl. Common Law, Judicial Reviel e Stare Decisis: Uma Abordagem Histórica do Sistema de Controle de Constitucionalidade Anglo Americano em Perspectiva Comparada com o Sistema Brasileiro. Pp. 39. In A Força dos Precedentes, Org. Luiz Gulherme Marinoni. Ed. Jus Podivm, 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834

Bases de dados