PEQUENA HISTÓRIA DAS IDEAIS JURÍDICAS NO CEARÁ: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO-JURÍDICO ENTRE OS ANOS 2003-2013

Thays Rabelo da Costa, Gretha Leite Maia, Andréia Costa

Resumo


RESUMO

O processo de construção do conhecimento, em especial o científico, tem por característica a possibilidade de publicação dos resultados, obtidos por meio da pesquisa, em artigos científicos veiculados em periódicos. O presente artigo objetiva compreender como se deu a construção recente do conhecimento jurídico no Ceará. Tem por base os resultados de uma pesquisa empreendida para identificar quais as pautas que compõem a agenda da pesquisa jurídica cearense, por meio da sistematização das temáticas abordadas em artigos científicos, entre os anos 2003-2013. Para tanto, realizou-se uma pesquisa por amostragem dos artigos publicados nos três periódicos institucionais com maior estrato qualitativo no Qualis – sistema de avaliação de periódicos mantido pela CAPES. A pesquisa parte de um levantamento da amostra representativa e encerra com uma análise dos periódicos NOMOS, Pensar e Opinião Jurídica, numa população total de setecentos e cinco artigos. A análise aponta, dentre outros aspectos, alterações significativas decorrentes do estabelecimento de critérios de avaliação até então inexistentes, bem como um predomínio da produção na área do Direito Público, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e Tributário, com tendências de incremento nas áreas de Direito Ambiental, Biodireito e Direito Eletrônico

Palavras-chave


conhecimento;pesquisa jurídica;produção

Referências


REFERÊNCIAS

ADEODATO, João Maurício. Bases para uma metodologia da pesquisa em direito. Anuário dos cursos de Pós-Graduação em Direito. Recife, v. 8, 1997.

AMORIN, Rosendo Freitas; FARIAS, Cyntia Mirella da Costa; RODRIGUES, Francisco José; LEAL, Leonardo José Peixoto. A avaliação dos 10 anos do Programa de Mestrado em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza. Pensar, Fortaleza, v.16, n. 2, jul./dez. 2011.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito cientifico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 4º reimpressão, outubro de 2003.

BARBOSA, Francisco Valfrido. Breves Registros para uma História Recente da Filosofia do Direito no Ceará. Fortaleza: ABC Fortaleza, 2000.

BARROS, Rafael. Revista da Faculdade de Direito é relançada. Universidade Federal do Ceará. 8 abril. 2013. Disponível em: . Acesso em 08 de abril de 2013.

BASTOS, Aurélio Wander. Pesquisa jurídica no Brasil: diagnóstico e perspectivas. Brasília, 1986 (Relatório apresentado ao CNPq).

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. WebQualis. 2013. Disponível . Acesso: 08 de abril de 2013.

GADAMER, H.G. O problema da consciência histórica. In Fruchon, Pierre (org.). Tradução de Paulo César Duque Estrada. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

INSTITUTO DO CEARÁ. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO CEARÁ. História Judiciária do Ceará – Tomo II. Ceará, 1987, p. 11/12.

MACHADO, Antônio Alberto. Ensino jurídico e mudança social. Franca: UNESP-FHDSS, 2005.

MARQUES NETO, Agostinho Ramalho, apud Silva, José Antônio Parente. A Ciência do Direito: Uma Visão Epistemológica. In: Vasconcelos, Arnaldo (Coord.). Temas de Epistemologia Jurídica. Fortaleza, 2003.

MATURANA, Humberto. VARELLA, Francisco J. A árvore do conhecimento – bases biológicas do conhecimento humano. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MOTA, Carlos Guilherme. História e contra-história – perfis e contrapontos. São Paulo: Globo, 2010.

MULLER, Ingo. Hitler’s Justice – The Courts of the Third Reich. I.B. Tauris&co Ltd Publishers, London, 1991.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das raças – cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo, Companhia das Letras: 2003.

SILVA, Luiz Antônio Gonçalves. Difusão da doutrina jurídica: as revistas brasileiras de Direito. Revista de Direito UPIS, Brasília, DF, v. 01, n.01, jan.2003.

TOMASELLO, Michael. The cultural origins of human cognition. Harvard University Press, 1999.

TORRES, Rômulo. O Curso. Universidade Federal do Ceará. 25 fev. 2010. Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2012.

WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Orides Mezzaroba, Arno Dal RI Júnior, Aires José Rover; Cláudia Servilha Monteiro (Coord.). Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834

Bases de dados