O DIREITO DO TURISMO E AS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DO SETOR

Vanessa Rocha Plutarco Fontes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar ao leitor o ramo jurídico emergente conhecido como direito do turismo e as estruturas organizacionais que regulamentam o setor a nível internacional e nacional. O tema em discussão é introduzido através de um breve histórico, seguido da definição técnica do termo turismo e sua importância para a sociedade. Após essas considerações preliminares analisa-se a novel matéria da ciência jurídica que busca regulamentar as atividades pertinentes ao setor turístico, a fim de estabelecer regras que visem melhorar as relações entre os consumidores turísticos, empresas que oferecem esse tipo de serviço, tais como hotéis, agências de viagens e companhias aéreas, e o poder público. Verificou-se, nessa investigação, que o direito do turismo é um ramo ainda pouco explorado na conjuntura jurídica atual, porém não deixa de ser importante, pois regula diferentes fatos valorados que incidem nas condutas humanas.

Palavras-chave


Direito do Turismo; Estruturas Organizacionais; Internacional; Nacional.

Referências


BADARÓ, Rui Aurélio de Lacerda. Direito do turismo: História e legislação no Brasil e no exterior. São Paulo: Senac, 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Lei nº 11.771 de 17 de setembro de 2008. Disponível em: Acesso em: 21 ago. 2012.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Contas Nacionais. Estudos e Pesquisas. Economia do turismo: uma perspectiva macroeconômica. (2003-2007). Rio de Janeiro: IBGE, 2010. (Informação Econômica n. 13).

BRASIL. Ministério do Turismo. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2012.

DE LA TORRE, Óscar. El turismo: fenómeno social. México: Fondo de Cultura Ecónomica, 1994.

FURQUIM, Eleusa de Carvalho. A necessidade de um ramo autônomo do direito, como instrumento integralizador dos elementos pertinentes as atividades da ciência do turismo. Intercursos: revista das Universidades acadêmicas da Fundação Educacional de Ituiutaba. Local. v.3, n.1, p. 34-39, jan/jun. 2004.

MAMEDE, Gladston; Direito do turismo: Legislação específica aplicada. 2ª Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

OMT, Organização Mundial do Turismo. Disponível em: < http://unwto.org >. Acesso em: 15 ago. 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834