PRINCÍPIO DA GRATUIDADE DO ENSINO EM ESTABELECIMENTOS OFICIAIS E A COBRANÇA DE MENSALIDADES NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE CRÍTICA
Resumo
Palavras-chave
Referências
BARROSO, Luís Roberto. O direito constitucional e a efetividade de suas normas: limites e possibilidades da Constituição brasileira. 8. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
BOLETO Fies: Inscrição, Cadastro, 2a Via, Aditamento e Financiamento Caixa. Disponível em: boletofies.info. Acesso em: 25 out. 2020.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
CHRISPINO, Alvaro. Ensino público gratuito: flexibilidades e desvios. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 13, n. 47, p. 217–234, 2005.
DAL ROSSO, Sadi. Sustentação econômica das universidades públicas e gratuidade. Sociedade e Estado, v. 19, n. 2, p. 479–487, 2004.
FERRAZ, Esther de Figueiredo. Discurso da Ministra Esther de Figueiredo Ferraz na solenidade de transmissão de cargo. FÓRUM, v. 6, n. 4, p. 3–10, 1982.
MALBOUISSON, Claudia; TIRYAKI, Gisele F.; FERREIRA, Verônica; MENDES, Vinícius. O ensino superior público deve ser gratuito? Algumas considerações preliminares. Radar, n. 49, p. 21–25, 2017. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/radar/170324_radar_49_artigo03.pdf.
MARQUES JÚNIOR, William Paiva; CÉSAR, Raquel Coelho Lenz. A construção do direito social à educação das minorias étnico-raciais nos países da UNASUL- Casos: Brasil e Bolívia. In: William Paiva Marques Júnior; Fernando Basto Ferraz; Elizabeth Alice Barbosa Silva de Araújo. (Org.). Direitos Fundamentais Sociais na Contemporaneidade. 1. ed.São Paulo: LTr, 2014, v. 01, p. 201-216.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES 0364/2002. Diário Oficial da União, p. 1–6, 2002.
MINTO, Lalo Watanabe. The public higher education in official establishments: Accuracy and implications. Educação e Sociedade, v. 39, n. 142, p. 153–170, 2018.
NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M. ECR como alternativa ao bônus da gratuidade? Radar, v. 49, p. 39–43, 2017. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7645/1/Radar_n49_ECR.pdf.
NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Ensino Superior no Brasil: expansão, diversificação e inclusão. Associação de Estudos Latino Americanos - LASA, p. 1–18, 2012. Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=ensino-superior-no-brasil-expansao-diversificacao-e-inclusao.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. 1ª- edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 40. ed. São Paulo: Malheiros, 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)
Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Direito Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834 |
Bases de dados