"IGUALDADE AO NASCER, LIBERDADE AO VIVER” E FRATENIDADE AO CONVIVER: A UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E O FENÔMENO DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS

Ildete Regina Vale da Silva, Carla Piffer

Resumo


Os fluxos migratórios revelam à Humanidade que o projeto civilizatório da convivência humana está ultrapassado. Este artigo tem como objetivo fomentar os estudos sobre a efetivação dos Direitos Humanos e a pertinência de se conceber um espaço público mundial. A partir de um projeto cultural de construção de uma Sociedade Fraterna global, reivindicando o sentido da existência do humano e sua continuidade no tempo e espaço, pretende-se demonstrar que é possível ter Igualdade ao nascer, Liberdade ao viver e Fraternidade ao conviver. Na fase de investigação utilizou-se o método indutivo e na fase de tratamento de dados o método cartesiano.

Palavras-chave


Migração; Direitos humanos; Sociedade fraterna

Referências


BAGGIO, Antonio Maria. Prefácio. In: VALE DA SILVA, Ildete Regina; BRANDÃO, Paulo de Tarso. Constituição e fraternidade. O Valor Normativo do Preâmbulo da Constituição. Curitiba: Juruá, 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Nenedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2005.

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

BRASIL. Constituição da república federativa do brasil de 1988. Preâmbulo. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 11 abr. 2017.

CORRÊA, Darcísio. Estado, cidadania e espaço público: as contradições da trajetória humana. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

CORTI, Paola. Storia delle migrazioni internazionali. Roma-Bari: Laterza, 2010.

DONATI, Pierpaolo. Repensar la Sociedad. El enfoque relacional. Tradução de Pablo García Ruiz. Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias, 2006.

DUDH – Declaração Universal dos Direitos do Homem. Disponível em: http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf. Acesso em: 24 maio 2017.

FACHIN, Melina Girardi. Fundamentos dos direitos humanos: teoria e práxis na Cultura da tolerância. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

FERRAJOLI, Luigi. A Soberania no Mundo Moderno: Nascimento e Crise do Estado nacional. 2. ed. Tradução de Carlo Coccioli, Marcio Lauria Filho. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FERRAJOLI, Luigi. Diritti fondamentali: un dibattito teorico. A cura di Ermanno Vitale. 3. ed. Roma: Editori Laterza, 2008.

FERRERO, Paolo. Immigrazione. Fa più rumore l´albero che cade che la foresta che cresce. Claudiana: Torino, 2007.

GOZZINI, Giovanni. Le migrazioni di ieri e di oggi. Una storia comparata. Genova: Mondadori, 2005.

HÄBERLE, Peter. Per una Dottrina della Costituzione come Scienza della Cultura. Roma: Carocci editore. 2001.

MARITAIN, Jacques. O Homem e o Estado. Tradução de Alceu de Amoroso Lima. 3 ed.. Rio de Janeiro: Agir, 1959.

MARRAMAO, Giacomo. La passione del presente. Breve lessico della modernità-mondo. Torino: Bollati Boringhieri, 2008.

PANSIERI, Flávio. Dicotomia entre Justiça e Liberdade. XII Simpósio Nacional de Direito Constitucional. Curitiba/PR. 26 a 28 de maio de 2016. http://www.abdconst.com.br/novo/?menu=vernoti&id=60. Acesso em: 04 abr. 2017.

PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Teoria e Prática. 12. ed. rev. São Paulo: Conceito Editorial, 2011.

PEREZ LUÑO, Antonio Enrique. La Universalidad de los Derechos Humanos y El Estado Constitucional. Bogotá: Universidad del Extremado de Colombia, 2002.

PIFFER, Carla. Transnacionalidade e Imigração: a possibilidade de efetivação dos Direitos Humanos dos Transmigrantes diante de Decisões de Regresso na Itália e na União Europeia. 2014. 345f. Tese (Doutorado em Ciência Jurídica), Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, Itajaí, 2014. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Carla%20Piffer.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.

PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. São Paulo: Max Limonad, 1998

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e justiça internacional. Um estudo comparativo dos sistemas regionais europeu, interamericano e africano. 3. ed. rev. amp. atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

RESTA, Eligio. Direito Fraterno. Tradução de Sandra Regina Martini Vial. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.

VALE DA SILVA, Ildete Regina. A Fraternidade como um valor que o direito pode e deve (re)construir: uma abordagem à luz dos Direitos Humanos e dos Direitos Fundamentais. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Fundamentos do Direito Positivo) - Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2009. Disponível em: https://siaiap39.univali.br/repositorio/handle/repositorio/2093?mode=full. Acesso em: 27 abr. 2017.

VALE DA SILVA, Ildete Regina; BRANDÃO, Paulo de Tarso. Constituição e fraternidade. O Valor Normativo do Preâmbulo da Constituição. Curitiba: Juruá, 2015.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834

Bases de dados