PAPEL DO DIREITO: RESPONSABILIDADE ÉTICA DE PROJEÇÃO COMUNITÁRIA

Elany Almeida de Souza

Resumo


O presente artigo alerta para a análise crítica do cenário em que o Direito enquanto ciência está inserido na atualidade, buscando compreender como o sistema estabelecido ora se utiliza dele em sua natureza instrumental, ora como fim em si mesmo reduzindo-o a ótica do estrito legalismo. Reflete-se acerca da autonomia normativo-intencional do Direito perante a mera legalidade, retirando-o do contexto em que é convertido em instrumento a serviço de imperativos de poder em detrimento da essência primeira: o bem coletivo. O papel do Direito, está intrinsecamente ligado ao seu sentido autêntico e requer responsabilidade ética e de projeção comunitária.

Palavras-chave


Papel do Direito; Responsabilidade Ética; Poder; Projeção Comunitária.

Referências


ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo: antissemitismo, imperialismo e totalitarismo. São Paulo: Companhia de Bolso. 2012.

Origens do Totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

BOBBIO, Norberto. Da estrutura à função: novos estudos de teoria do direito. Barueri: Manole, 2007, p. 181-210.

BAPTISTA DA SILVA, Ovídio. Os juristas e o poder. In: Processo e ideologia. Rio de Janeiro, 2004, p. 35-22.

CASTANHEIRA NEVES, A. Coordenadas de uma reflexão sobre o problema universal do direito: ou as condições da emergência do direito como direito. In: Estudos em homenagem à Professora Doutora Isabel Magalhães Collaço. Vol. II. Coimbra: Almedina, 2002.

CASTANHEIRA NEVES, A. Entre o «legislador», a «sociedade» e o «juiz» ou entre «sistema», «função» e «problema» – os modelos actualmente alternativos da realização jurisdicional do direito. In: Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. v. LXXIV. Coimbra, 1998. p. 1-44.

FOUCAULT, Michel. “Soberania e Disciplina” in Microfísica do Poder, 1976. Trad bras. Ed. Graal, 1979.

KANT, Immanuel. Ideia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita [1784]. Org. de Ricardo R. Terra; trad. de Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

ROSA, Alexandre Morais da. Estado democrático de direito, hermenêutica da Constituição e decisão judicial. In: ROSA, Alexandre Morais da; LINHARES, José Manuel Aroso. Diálogos com a law & economics. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p.15-34.

TASSINARI, Clarissa. Jurisdição e Ativismo judicial. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013, p. 23-64.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834

Bases de dados