CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ANÔMALOS DE FUNÇÕES PÚBLICAS E CONCURSO PÚBLICO: UMA DISCUSSÃO À LUZ DOS ENTENDIMENTOS JUDICIAIS

Luiz Eduardo dos Santos, Fernanda Claudia Araujo da Silva

Resumo


A Administração Pública na sua posição de supremacia pratica atos e contratos, sendo estes últimos a atender o princípio da tipicidade, de forma que as espécies contratuais encontram-se previstas na lei para sua celebração. Dentro dessas espécies contratuais, o Estado celebra contratos de funções públicas advindos de concursos ou seleções púbicas que causam celeumas e esbarram nos tribunais brasileiros. Nesse sentido, será realizado um estudo sobre os contratos administrativos de funções públicas, bem e o entendimento das decisões dos Tribunais quando tais contratos são celebrados concomitantemente à realização de certames públicos. A pesquisa tem base em doutrina nacional e principalmente em entendimentos jurisprudenciais.


Palavras-chave


Concurso público; Função Pública; Direito à nomeação.

Referências


BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 18. ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.

BRASIL. Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8745compilada.htm. Disponível em: 15 de maio de 2016.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 20 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.

MAGALHÃES, Gustavo Alexandre. Contratação temporária por excepcional interesse público: aspectos polêmicos. São Paulo: LTr, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834

Bases de dados