A TERRA COMO SUJEITO DE DIREITOS

Mateus Gomes Viana

Resumo


O presente trabalho se propõe a discutir a possibilidade de o planeta Terra ser considerado um sujeito de direitos. O tema é novo, pois dignidade e direitos eram reservados somente aos seres humanos, ainda predominando uma visão antropocêntrica da realidade. A partir da hipótese de que há essa possibilidade, o texto buscará justificá-la, com o emprego de argumentos filosóficos e jurídicos. A consagração jurídica de que a Terra é um ser dotado de subjetividade e possui, pois, dignidade e direitos, pode estimular a generalização simbólica da consciência ecológica como um dos meios de apoio do necessário desenvolvimento sustentável, o que já acontece em alguns países da América Latina. Diante desse quadro, a relevância da pesquisa é alertar para a urgência da situação. O objetivo geral do artigo é demonstrar a possibilidade de conceber o planeta Terra como sujeito de direitos. São objetivos específicos evidenciar a urgência da crise ambiental e a emergência do novo paradigma sistêmico da realidade; demonstrar experiências legislativas sobre o tema; e discutir os avanços da concepção para o Direito e para o conhecimento em geral. O tema será investigado mediante metodologia descritiva, explicativa e exploratória, realizando-se pesquisa bibliográfica, legislativa e jurisprudencial. Os estudos permitem concluir, com base em uma fundamentação filosófica e jurídica, que é possível justificar racionalmente o fato de o planeta Terra ser considerado um sujeito de direitos.


Palavras-chave


Sujeito de direito; Terra/Gaia; Novo paradigma ambiental

Referências


ALVES, Marina Vitório. Neoconstitucionalismo e Novo Constitucionalismo Lati-no-americano: características e distinções. Revista SJRJ, Rio de Janeiro, v.19, n.34, p.133-145, ago.2012.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BOFF, Leonardo. Ética da Vida, 2ª ed., Letraviva: Brasília, 2000.

__________. Terra, sujeito de dignidade e de direitos. Portal Ecodebate online. Disponível em: . Acesso em 01.11.2012.

__________. Assembleia Geral da ONU: Dia Internacional da Mãe Terra. Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (ADITAL), Fortaleza, CE, 28 abr.2009. Disponível em: . Acesso em: 10 dez 2010.

_______. Uma esperança: a Era do Ecozóico. Disponível em Acesso em 27.03.2011

_______. Uma revolução ainda por fazer. Disponível em Acesso em 03.03.2011.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da consti-tuição. Coimbra: Almeida, 2002.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. Tradução de Álvaro Cabral. 15.ed. São Paulo: Cultrix, 1993.

___________. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemas vivos. Tradu-ção de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo: Cultrix, 2006.

COLLIGAN, Cormac. If nature had rights, what would people need to give up? Traducción Ana María Larrea, enero/febrero 2008.

COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

CONFERENCIA MUNDIAL DE LOS POVOS SOBRE EL CAMBIO CLIMATICO Y LOS DIREITOS DE LA MADRE TIERRA, 2010, Cochabamba, Grupos de Trabajo Derechos de La Madre Tierra. Disponível em: . Acesso em: 10.11.2012.

ECHEVERRIA, Hugo et al. Manual de Aplicación del Derecho Penal Ambiental como Instrumento de Protección de Las Áreas Naturales em Galápagos. Galápagos Academic Institute for the Arts and Sciences de la Universidad San Francisco de Quito. Quito, 2011.

EQUADOR. Constitucion Política de la República Del Equador. Disponível em: http://www.asambleanacional.gov.ec/documentos/constitucion_de_bolsillo.pdf.

Consulta em: 28.10.2012.

FEIJÓ, Anamaria; SANTOS, Cleopas; GREY, Natália. O animal não-humano e seu status moral para a ciência e o direito no cenário brasileiro. Revista Brasileira de Direito Animal. Ano 5, vol. 6, Salvador: Evolução, 2010.

FREITAS, Vladimir Passos. A natureza pode se tornar sujeito com direitos? Revista Consultor Jurídico, São Paulo, SP, 9 nov. 2008. Coluna Segunda Leitura. Disponível em: . Acesso em 09.11.2012.

FOLTZ, Bruce V. Habitar a terra: Heidegger, ética ambiental e a metafísica da natureza. Lisboa, PO: Instituto Piaget, 1995.

GLOBAL ALLIANCE FOR THE DIREITOS OF NATUREZA. Disponível em: . Acesso em 10.11.2012

GUDYNAS Eduardo. Direitos de la naturaleza, muitos protagonistas, unico sujeito. Temas para el debate, n.195, 2011, Madrid.

JONAS, Hans. Poder o impotencia de la subjetividad. Ediciones Paidós: Barce-lona, 2005.

___________. El principio de responsabilidad. Ensayo de uma ética para la civilización tecnológica. Traducción: Javier Ma- Fernández Retenaga. 1ª edición. 3ª impresión. Barcelona: Herder Editorial, 1995.

LINZEY, Thomas Alan. Frequently Asked Questions, Background and Proposed Language: Ecosystem Rights, Building a New Paradigm for Environmental Protection. Fundación Pachamama: 2008.

LOVELOCK, James. A vingança de Gaia. Tradução de Ivo Korytowski. Intrínse-ca. Rio de janeiro: 2006.

___________. Gaia, Alerta final. Tradução de Jesus de Paula Assis e Vera de Paula Assis. Intrínseca. São Paulo: 2009.

MACHADO, Paulo A. Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 17ª Edição, Revista, Atualizada e Ampliada Malheiros Editores. São Paulo: 2009

MAGALHÃES, José Luiz Q. de. Reflexões sobre o novo constitucionalismo na América do Sul: Bolívia e Equador. Disponível em: . Acesso em 02.11.2012

MARGIL, Mari. Los Direitos de la Natureza: Direitos-Based Protection for Pachamama. Fundación Pachamama: 2010.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de Direito Privado — Parte Geral, Tomo 1. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editor Borsoi, 1954.

MORIN, Edgar e KERN, Anne B. Terra-Pátria. Tradução de Paulo Neves. 5a ed. Porto Alegre. Sulina, 2005.

MELO, Mario. Los Direitos de la Natureza en la nueva Constitução ecuatoria-na. Disponível em: . Acesso em 09.11.2012.

MORAES, Germana de Oliveira. O Constitucionalismo Ecocêntrico na América Latina, o Bem Viver e a Nova Visão Das Águas. Revista Brasileira de Direito Animal. vol. 34, n.1. Fortaleza, 2013.

___________, MARQUES JR, William P. O desafio da UNASUL de aproveita-mento sustentável dos recursos energéticos e o novo paradigma ambiental. In: CADEMARTORI, Daniela M L. Aspectos generales del Nuevo constituciona-lismo latinoamericano. Quito: Corte Constitucional del Equador, 2010.

NOIRTIN, Célia R. Animais não humanos: sujeitos de direitos despersonificados. Revista Brasileira de Direito Animal. Ano 5, vol. 6, Salvador: Evolução, 2010.

OLIVEIRA, Fábio. I Congresso Internacional Constitucionalismo e Democra-cia, Unicap-PE, Recife, 2011.

_______; LORENÇO, Daniel B, Em prol do Direito dos Animais: inventário, titu-laridade e categorias, in Juris Poiesis: Revista do Curso de Direito da Universi-dade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2009, Ano 12, nº 12.

PACHECO, Cristiano de S. Lima. A Constituição do Equador e o direito dos ani-mais em um mundo em transformação. Fórum de Direito Urbano e Ambiental, Belo Horizonte, v.11, n.62, mar./abr.2012.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. São Paulo: Saraiva, 1999.

REGAN, Tom. The nature and Possibility of an Environmental Ethic. Envi-ronmental Ethics: 1981.

SANTOS, Boaventura de Souza. Reinventar a democracia: entre o pré-contratualismo e o pós-contratualismo. Oficina do CES, Coimbra: 1998.

___________. Os processos da globalização. Disponível em: . Acesso em: 07.01.2012.

SERRES, Michel. O contrato natural. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 6ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834

Bases de dados