Influência da Literatura no Direito e no Cotidiano Brasileiro

Fernando Basto Ferraz, Tiago José Soares Felipe

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência da literatura no Direito e no cotidiano brasileiro, bem como sua influência na educação e na produção acadêmica, sendo abordado em cinco itens. O primeiro deles trata da literatura como instrumento da educação em favor da cultura. A literatura, afinal, é um direito do cidadão? Que importância a literatura tem no processo de ensino-aprendizagem? Que contribuição pode dar para a formação da cidadania crítica? Qual sua contribuição para o direito e para o valor de futuro das pessoas? No segundo item, são abordados os desafios da produção científico-literária no novo constitucionalismo latino-americano, representados pelas constituições da Bolívia, do Equador e da Venezuela. Elas significam um avanço representado pela inclusão da democracia participativa, a vigência dos direitos sociais e dos demais direitos, a busca de um novo papel da sociedade no Estado e a integração das minorias até agora marginalizadas. No item três, observa-se que a literatura está presente nos Cursos de Direito como atividade de extensão universitária. Além disso, demonstra ser compatível sua inserção em trabalhos acadêmicos, sobretudo no universo do direito. Constata-se que a literatura está presente em nossa vida mesmo que de forma inconsciente. No item quatro, procura-se ressaltar a importância dos fins sociais na aplicação da lei e do Judiciário no Estado de Direito Democrático. Finalmente, no item cinco, são abordadas as migrações humanas e a busca por melhor qualidade de vida. O Brasil vem adotando um novo modelo de desenvolvimento que inclui democracia, economia orientada pelo mercado ancorada em fortes instituições e em políticas sociais focalizadas nos segmentos menos favorecidos. Espera-se ter demonstrado as peculiaridades literárias deste país, bem como sua influência no Direito e no cotidiano brasileiro. Este país é maior que suas dificuldades!

Palavras-chave


Direito; Literatura; Arte; Educação; Novo Constitucionalismo

Referências


ABELLÁN, Marina Gascón. El papel Del Juez en el Estado de Drecho. In ABELLÁN, Marina Gascón; FIGUEROA, Alfonso J. García. La Argumen-tación en El Derecho. 2da. Edición corrigida. Lima – Perú: Palestra Editores, 2005.

_______; FIGUEROA, Alfonso J. García. La Argumentación en El Dere-cho. 2ª edición corregida. Lima – Peru: Palestra Editores, 2005.

AMADO, Jorge. Seara Vermelha. 40ª Ed., Rio de Janeiro: Editora Record, 1982.

BEYHAUT, Gustavo. Reflexões para uma integração latino-americana. In GADELHA, Regina Maria A. Fonseca. Globalização, Metropolização e Políticas Neoliberais. São Paulo: Educ Editora da PUC/SP, 1997.

BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: Uma metáfora da condição hu-mana. 22. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

BUCCI, Eugênio. Justiça. Imaginação: prosa, poesia e tradução. Folha de S. Paulo. Ilustríssima. São Paulo, Domingo, 21 de agosto de 2011.

CADEMARTORI, Daniela Mesquita Leutchuk de; CADEMARTORI, Ser-gio Urquhart. Da Cidania Constitucional à Cidadania Sul-Americana. A Construção Jurídica da UNASUL. Florianópolis: Editora UFSC, 2011.

DALMAU, Rubén Martinez (Entrevista). Folha de São Paulo, primeiro de março de 2009. In VIEIRA, José Ribas. Refundar o Estado: o Novo Cons-titucionalismo Latino-Americano. Disponível em . Acesso em: 05 set.2012.

DAMATTA, Roberto. O que faz o Brasil Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

DE MASI, Domenico. O Ócio Criativo. 2. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

FERRAZ, Fernando Basto. A Agonia de um Modelo de Estado. In: BAR-BOSA, Edmilson (Organizador). Direito e Constituição: Estudos em Ho-menagem ao Professor Dimas Macedo. Fortaleza: Edições UFC, 2008.

_______. A Integração Sul-Americana é Possível? In CADEMARTORI, Daniela Mesquita Leutchuk, e outros. A Construção Jurídica da UNA-SUL. Florianópolis: Editora UFSC, 2011.

GLADWELL, Malcolm. Fora de série: Outliers. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 1998.

LISPECTOR, Clarice. A Descoberta do Mundo: Crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MACEDO, Dimas. “Folia de Letras” – Prefácio do Livro Folia das Letras, de autoria de Fernando Basto Ferraz, Teresina. Editora Corisco, 2001. In Crítica Dispersa: Anotações sobre livros e autores. Fortaleza: Funcet – Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza, 2003.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Direito Contemporâneo do Trabalho. São Paulo: Editora Saraiva, 2011.

PELLEGRINI, Domingos. Terra Vermelha. Belo Horizonte: Geração Edi-torial, 2008.

REALE, Miguel. O Direito Como Experiência. São Paulo: Editora Sarai-va, 1999.

RIZEK, Cibele Saliba; GEORGES, Isabel; e SILVA, Carlos Freire da. Tra-balho e imigração: uma comparação Brasil-Argentina. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, São Paulo, n 79, 2010. . Acesso em: 04 ago. 2012.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Prefácio: Redescobrindo a História e o Cotidiano. In PELLEGRINI, Domingos. Terra Vermelha. Belo Horizonte: Geração Editorial, 2008.

SARLET, Ingo Wolfgang. Supremo Tribunal Federal, o Direito à Moradia e a Discussão em Torno da Penhora do Imóvel do Fiador. Revista da AJU-RIS – Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul. Ano XXXIV- nº 107, v. 34, Setembro de 2007. Porto Alegre.

STRECK, Lenio. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 10. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2011.

VIEIRA, José Ribas. Refundar o Estado: o Novo Constitucionalismo Lati-no-Americano. SCRIBD, 2009. Disponível em . Acesso em: 05. set. 2012.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Rev. Fac. Dir. - ISSN: 0103-2496 (impresso) / 2317-2940 (eletrônico)

Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE 
CEP 60035-160 - Fone: +55 (85) 3366 7834

Bases de dados